Mamoplastia de redução
A hipertrofia mamária (o aumento do volume da mama) tem, muitas vezes, um impacto negativo na vida da mulher. Mas algumas situações de hipertrofia podem ter um impacto negativo que vai muito além daquilo que se possa imaginar. Este caso exemplifica muito bem, uma situação dessas, em que a hipertrofia é tão grande que a mulher tem muita dificuldade em coisas básicas do dia a dia, como escolher o vestuário, manter uma adequada higiene (porque o sulco da mama está sempre transpirado, mesmo com todos os cuidados) ou praticar exercício físico.
É possível ver o efeito resultante do peso da mama, que a alça do sutiã tem nos ombros (ficam avermelhados, macerados e com um sulco). Estas situações extremas beneficiam muito com a mamoplastia de redução, que é a cirurgia que permite reduzir o tamanho e o peso da mama. Esta cirurgia é feita com anestesia geral. E mesmo nestes casos extremos, é possível que a paciente regresse a casa no dia seguinte à cirurgia.
A recuperação não é mais difícil do que nos outros casos de mamoplastia de redução. Mas a sensação de alívio do peso, no pescoço, nos ombros e nas costas, é muito grande. Neste caso, foram removidos cerca de 800g em cada lado.
Estas imagens representam o resultado 6 meses após a cirurgia. O aspeto das cicatrizes depende da qualidade da pele, da técnica cirúrgica e dos cuidados pós-operatórios.