A principal diferença entre estes tratamentos reside na sua ação:
Ambos podem ser usados em conjunto para otimizar os resultados, proporcionando um rejuvenescimento facial mais acentuado.
As indicações para o tratamento de rugas com toxina botulínica ou ácido hialurónico são:
Ambos os tratamentos são adequados para pessoas que buscam suavizar as rugas e rejuvenescer a aparência facial. É importante uma avaliação médica para determinar o tratamento mais apropriado para cada caso.
Pacientes que optam por tratamento de rugas com toxina botulínica podem esperar:
Para tratamentos com ácido hialurónico, as expectativas incluem:
Ambos os tratamentos visam um aspeto mais jovem e rejuvenescido, com resultados naturais.
É importante ter expectativas realistas e discutir os resultados desejados com um profissional de saúde.
O tratamento faz-se no consultório.
Desta forma, não é necessária qualquer preparação prévia e após o tratamento pode sair do consultório, sem qualquer limitação.
O tratamento é assim quase indolor, não sendo necessária anestesia.
Os efeitos da toxina botulínica e do ácido hialurónico não são permanentes.
Ambos os tratamentos podem ser repetidos para manter os resultados.
Na sua consulta inicial, o Dr. Ricardo Carvalho irá ouvi-la atentamente, para compreender o que espera alcançar com a cirurgia: os seus objetivos, preferências, dúvidas e receios para que possa tomar uma decisão informada sobre a sua cirurgia. Irá também fazer uma avaliação rigorosa.
É um cirurgião plástico com uma formação sólida e vasta experiência, que consegue alcançar excelentes resultados, como o comprovam os seus diversos
É um cirurgião plástico com uma formação sólida e vasta experiência, que consegue alcançar excelentes resultados, como o comprovam os seus diversos casos clínicos (antes e depois).
Formado pela Universidade de Coimbra, especializou-se em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (cédula profissional n.º 44167, da Ordem dos Médicos).
O Dr. Ricardo utiliza o bloco operatório da clínica SANFIL, em Coimbra, que está equipada com tecnologia de última geração, com salas de cirurgia, de recobro e de internamento, oferecendo um espaço com todas as condições de segurança e de bem-estar durante a realização da sua cirurgia.
Ao considerar o tratamento de rugas com toxina botulínica ou ácido hialurónico, é importante avaliar:
Considere também uma consulta com um especialista para discutir suas expectativas e garantir que o tratamento escolhido seja o mais adequado para suas necessidades individuais.
A Toxina Botulínica é uma proteína que paralisa temporariamente os músculos. Desse modo, é usada em várias áreas da Medicina como, por exemplo, na Oftalmologia (para tratar o estrabismo), ou na Urologia (para tratar a espasticidade da bexiga).
Na Cirurgia Plástica é usada com o intuito de atenuar as rugas faciais, também designadas por “rugas de expressão”.
Não.
O tratamento é apenas aplicado às chamadas “rugas de expressão”, ou seja, aquelas que surgem durante os movimentos.
Por conseguinte, não trata aquelas rugas estáticas, isto é, as que estão presentes mesmo em repouso. Assim, para essas rugas, é necessário associar a Toxina Botulínica a outros tratamentos como, por exemplo, peeling, resurfacing ou ácido hialurónico.
A Toxina Botulínica pode ser usada para tratar as rugas da região frontal (rugas horizontais da “testa”), bem como da gabela (a região entre as sobrancelhas; normalmente aqui podem aparecer 2 rugas verticais – o “onze” – e uma ou duas rugas horizontais), as rugas peri-oculares (“pés de galinha”) ou as rugas peri-orais (“código de barras”).
A toxina botulínica não produz habituação. No entanto, quando o paciente quiser deixar de a colocar, a pele, provavelmente, voltará a enrugar.
É muito raro. No entanto, algumas pessoas podem experienciar sintomas do tipo “gripe”, nomeadamente dores, cansaço, fraqueza ou dores de cabeça. Todavia, esses sintomas são, geralmente, temporários (1 ou 2 dias) e muitas vezes tratam-se apenas com paracetamol.
Pode ser usada nas axilas, mãos, pés e até na face. Todavia, com microdepósitos e de forma muito superficial, para não paralisar os músculos da face.
No que se refere à aplicação de Toxina Botulínica, cada caso tem de ser analisado em consulta de avaliação.
Por isso, para lhe darmos um preço de referência que seja o mais aproximado possível do seu caso, relate o seu problema ao Dr. Ricardo Carvalho através do nosso Formulário de Contacto.