A cirurgia de aumento mamário consiste na colocação de próteses mamárias (ou implantes) através de uma incisão e corrige, sobretudo, situações de atrofia ou ptose mamária.
Este é um procedimento cirúrgico personalizado, que vai ser adaptado às suas preferências, mas também à sua anatomia prévia. Feita uma avaliação rigorosa em consulta, todas as questões relativas à cirurgia, designadamente os tipos de próteses e as vias de abordagem da sua colocação, são devidamente discutidas com o Dr. Ricardo Carvalho.
Para saber mais sobre o aumento de mama, contacte-nos para agendar uma consulta de avaliação em Coimbra (Centro de Cirurgia Plástica e Estética) ou Lisboa (MYFACE clinic).
Temos também disponível a consulta online / teleconsulta, uma opção vantajosa para quem reside noutras cidades de Portugal (Porto, Braga, Viseu, Aveiro, Leiria, etc) e que é ainda muito solicitada por pacientes que residem noutros países.
As mulheres candidatas à cirurgia de aumento mamário são aquelas que:
A Mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica que mais se realiza em todo o mundo e que apresenta uma das maiores taxas de satisfação.
A simulação 3D constitui uma ferramenta muito útil que permite “mostrar” e ficar com uma ideia mais aproximada do resultado final. Estes softwares auxiliam tanto o médico como a paciente na escolha das próteses mais adequados e na tomada de decisão.
No entanto, apesar dos softwares estarem cada vez mais desenvolvidos, convém perceber que o resultado real pode não corresponder exatamente ao da simulação. Este vai sempre depender de vários fatores, nomeadamente das características genéticas da paciente e da forma como cada organismo reage à cirurgia.
Importa ainda escolher o momento certo para se submeter a uma cirurgia de aumento mamário: aquele em que goze de estabilidade emocional e profissional e em que esteja segura de que pretende realizar este procedimento por si mesma, com o objetivo de melhorar a sua aparência e bem-estar e não por qualquer tipo de pressão.
Existe uma grande diversidade de próteses mamárias, podendo diferir no tamanho, no formato, na projeção e no revestimento.
A escolha das próteses é discutida em consulta com o médico, consoante as características físicas da mulher e os objetivos que pretende atingir com a cirurgia.
Existem próteses de silicone, quer no seu revestimento, quer no seu interior (gel de silicone). São muito resistentes (tanto a movimentos de compressão como de torção) e praticamente indeformáveis.
Existem também próteses de solução salina (cujo conteúdo é uma solução salina), mas que não utilizamos.
TAMANHO
Quanto ao tamanho, existem próteses de volumes muito variados, expressos em CC (centímetros cúbicos). Podem ir desde pouco mais de 100 CC até aos 800 CC.
Redondos - as próteses redondas são usados quase exclusivamente na cirurgia de aumento mamário, sobretudo quando se pretende maior volume e projeção. Se acaso sofrer alguma rotação, este vai apresentar sempre a mesma forma.
Anatómicos / Em gota – estas próteses têm um perfil mais parecido com o formato da mama humana. De uma forma muito simples, pode dizer-se que as próteses anatómicas são usados na cirurgia de reconstrução da mama ou nos casos em que se pretende um aumento mamário com aspeto muito natural.
As próteses em gota, pelas características do gel, modificam a sua forma quando a mulher está em pé ou deitada.
REVESTIMENTO
Podem apresentar uma superfície lisa ou rugosa (próteses texturizadas).
Os principais benefícios da cirurgia de aumento mamário são:
Pronta para iniciar a sua transformação?
As etapas no bloco operatório geralmente incluem:
O Dr. Ricardo Carvalho foi o primeiro Cirurgião Plástico português a realizar o curso "Real 24H Recovery" com o Dr. Thiago Cavalcanti no Brasil. Esta formação avançada, permite-lhe aplicar, com toda a segurança, as técnicas mais inovadoras para uma rápida recuperação pós-operatória em cirurgias de aumento e redução mamária, incluindo o método Grip Plane, Mastogrip e Dual Plane.
Estas abordagens focam-se na redução do tempo de recuperação, proporcionando maior conforto e segurança às pacientes, permitindo que retomem as suas atividades diárias em apenas 24 horas após a cirurgia.
Esta especialização distingue o Dr. Ricardo Carvalho, em Portugal, na aplicação destas técnicas, oferecendo às suas pacientes uma recuperação mais célere, com resultados estéticos de alta qualidade e maior estabilidade das próteses mamárias.
Deste modo, sempre que as condições o permitam, a mulher tem alta no dia seguinte à cirurgia e pode recuperar no conforto da sua casa.
Após a cirurgia de aumento mamário, será importante contar com o apoio de família ou amigo(s) para a levar de regresso a casa e auxiliar nas tarefas diárias e cuidados com filhos, em particular durante a primeira ou segunda semanas de recuperação. Quanto mais acautelar esta fase, mais tranquila e bem-sucedida será a sua reabilitação.
O Dr. Ricardo Carvalho indicará a medicação para a dor e instruções detalhadas de pós-operatório, abrangendo banho, sono, cuidados com as cicatrizes, exercícios, regresso ao trabalho. Pequenos drenos, que serão removidos antes de ir para casa, podem ser colocados para facilitar a drenagem de sangue e fluidos e o uso de um sutiã pós-cirúrgico, sem aros de metal, durante um período de 1 a 2 meses é recomendado para minimizar o edema (inchaço) e preservar a nova forma das mamas.
É também aconselhada a realização de sessões de drenagem linfática manual para acelerar a recuperação, melhorar o conforto e diminuir o edema associado à cirurgia.
Com planeamento, organização e algum apoio de retaguarda, poderá concentrar-se na sua recuperação. O seu cirurgião plástico fará o devido acompanhamento pós-cirúrgico.
A colocação das próteses atrás do músculo permite resultados mais naturais, mas está associada a maior desconforto no pós-operatório imediato.
A colocação das próteses atrás do tecido glandular permite resultados com decotes mais pronunciados.
Permite obter o melhor de cada uma das técnicas anteriores, ou seja, um resultado mais natural, sem o desconforto imediato associado à técnica submuscular.
Tal como todas as cirurgias, a mamoplastia de aumento não pode ser realizada sem cicatrizes. Todavia, com os devidos cuidados, as cicatrizes podem ficar quase impercetíveis.
Quando a cicatriz se posiciona no sulco inframamário, esta não fica visível por se localizar numa prega natural, a menos que se eleve a mama. Será a cicatriz mais comum.
No caso de uma cicatriz perioareolar, a incisão é feita na linha da aréola, onde ocorre a transição natural da cor, o que permite que fique disfarçada.
A cicatriz axilar é a menos utilizada e apenas está reservada para casos muito específicos. Apesar de deixar a mama sem marcas, pois é feita na axila, poderá ser a cicatriz mais visível, principalmente quando se levantam os braços
Na sua consulta inicial, o Dr. Ricardo Carvalho irá ouvi-la atentamente, para compreender o que espera alcançar com a cirurgia de aumento mamário: os seus objetivos, preferências, dúvidas e receios para que possa tomar uma decisão informada sobre a sua cirurgia. Irá também fazer uma avaliação rigorosa.
É um cirurgião plástico com uma formação sólida e vasta experiência, que consegue alcançar excelentes resultados, como o comprovam os seus diversos casos clínicos (antes e depois).
Formado pela Universidade de Coimbra, especializou-se em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (cédula profissional n.º 44167, da Ordem dos Médicos).
O Dr. Ricardo utiliza o bloco operatório da clínica SANFIL, em Coimbra, que está equipada com tecnologia de última geração, com salas de cirurgia, de recobro e de internamento, oferecendo um espaço com todas as condições de segurança e de bem-estar durante a realização da sua cirurgia.
Muitas mulheres decidem realizar uma cirurgia de aumento mamário por diversos motivos. Se algum dos objetivos abaixo se identifica com o que deseja, talvez esta cirurgia possa ser uma opção:
Convém ressaltar que a mamoplastia de aumento é uma decisão pessoal e complexa. Torna-se fundamental conversar com um cirurgião plástico qualificado para discutir as suas expectativas, compreender os riscos e procedimentos envolvidos e avaliar se este procedimento representa a opção certa para si.
Observações
Na verdade, os efeitos adversos mais frequentes são transitórios (passageiros) e desaparecem espontaneamente. Os mais frequentes são equimose (nódoa negra), edema (“inchaço”) e parestesias (“dormência”). É frequente desaparecerem entre 2 a 3 semanas.
Outro efeito indesejado é a assimetria, resultante de diferença no volume ou na posição do implante para mamilo.
Esta diferença poderá resultar de uma assimetria existente antes da cirurgia e que passou despercebida à mulher e por isso é fundamental um exame objetivo minucioso antes da intervenção.
Um efeito adverso tardio é a formação de uma cápsula de tecido fibroso, em volta do implante. Nos casos mais ligeiros, esta cápsula pode passar despercebida, mas nos casos mais graves pode modificar o formato da mama e provocar dor. É a chamada contratura capsular.
Até à data, não existe qualquer relação entre a utilização de implantes mamários e o desenvolvimento de cancro da mama.
Esta cirurgia não interfere com a gravidez, mas deve ser evitada se houver planos para engravidar num futuro próximo.
A candidata ideal para o aumento mamário é qualquer pessoa com mais de 18 anos cuja mama esteja totalmente desenvolvida. Para pacientes que desejam aumentar o volume do peito, elas devem estar fisicamente saudáveis, ter expectativas realistas acerca da cirurgia e não estar grávidas ou a amamentar.
Para ajudar a escolher o tipo de próteses.
Esta ferramenta é muito útil, ajuda a esclarecer algumas dúvidas e a explicar como o resultado pode ser diferente daquilo que se pode imaginar ou desejar, pois o resultado depende sempre do ponto de partida, ou seja, do tipo de mama, da sua forma, da sua posição no tórax, das diferenças entre as duas mamas.
A simulação 3D não serve para dizer como vai ficar a mama, mas antes como pode ou não ficar.
Habitualmente, a mulher tem alta no dia seguinte à cirurgia e pode recuperar no conforto da sua casa.
Aconselhamos a utilização de um soutiã pós-cirúrgico, sem aros de metal, durante um período de 1 a 2 meses e também que evite movimentos muito amplos com os braços, nos primeiros dias.
É também aconselhada a realização de drenagem linfática manual para acelerar a recuperação, melhorar o conforto e diminuir o edema associado à cirurgia.
A recuperação é muito variável de mulher para mulher, sendo uma questão muito pessoal.
Todavia, na generalidade dos casos, após 2 ou 3 semanas a mulher está apta para qualquer atividade (nalguns casos até poderá estar ao fim de uma semana), embora seja aconselhado um intervalo mais longo antes de recomeçar com exercício físico mais intenso.
Sim, isto é verdade. No entanto, existem algumas formas de ajudar a que isso não aconteça. Uma dessas formas passa pela escolha de próteses que sejam mais leves (apesar de manterem o seu volume ou tamanho maior). Essas próteses podem ser 30% mais leves do que outras próteses mais comuns e, desse modo, fazem menos peso no tecido mamário.
Este tipo de procedimento não se resume a uma ida ao bloco operatório.
A consulta representa uma parte indispensável, mas não é a única, de um processo que começa com a consulta pré-operatória e continua no pós-operatório com os cuidados de reabilitação.
Durante a consulta, antes da cirurgia, são esclarecidas todas as dúvidas e explicados os resultados possíveis, os riscos e as complicações que podem acontecer. Fica também decidido qual o tipo de próteses e a técnica cirúrgica mais adequada e é explicada como será a recuperação e quais os cuidados pós-operatórios recomendados.
O aumento da mama com próteses é uma intervenção cirúrgica que visa proporcionar uma melhoria da sua aparência física e também um reforço da sua autoestima.
Todavia, a nova imagem que vai adquirir não irá modificar, por si só, todas as outras áreas da sua vida (profissional, familiar, social), pelo que é fundamental ter essa consciência.
O equilíbrio emocional torna-se indispensável para ser submetida a uma intervenção cirúrgica, especialmente se esta for de natureza estética.
Como qualquer cirurgia, esta não está isenta de riscos.
De facto, o primeiro passo é consultar um Cirurgião Plástico, que esteja inscrito na Ordem dos Médicos (www.ordemdosmedicos.pt) e na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (www.spcpre.org.pt).
Além disso, deverá escolher uma clínica com ambiente adequado para a realização da consulta e da cirurgia.
É importante, ainda, escolher o momento adequado para a realização da cirurgia, quer a nível social, pessoal ou profissional.
Deve conversar abertamente com o seu médico, colocar todas as dúvidas, esclarecer quais os seus objetivos e expectativas e perceber os resultados possíveis, os cuidados pós-operatórios necessários e as possíveis complicações.
No que se refere ao valor de cirurgia de aumento mamário, tal depende de cada caso. Deste modo, para lhe darmos um preço de referência que seja o mais aproximado possível do seu caso, contacte-nos através do Formulário de Contacto.