A lipoaspiração é uma cirurgia estética que remove o excesso de gordura localizada em áreas específicas do corpo, como papada; abdómen; coxas; flancos; costas; braços.
Não é um método de perda de peso, mas sim uma forma de melhorar o contorno corporal em pessoas com peso estável e que não conseguem eliminar gordura com dieta e exercício.
Para saber mais, contacte-nos para agendar uma consulta de avaliação em Coimbra (Centro de Cirurgia Plástica e Estética) ou Lisboa (MYFACE clinic).
Temos também disponível a consulta online / teleconsulta, uma opção vantajosa para quem reside noutras cidades de Portugal (Porto, Braga, Viseu, Aveiro, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Évora, Beja, Faro, etc) e que é ainda muito solicitada por pacientes que residem noutros países.
Têm indicação todas as mulheres ou homens que desejem melhorar o contorno geral do corpo ou de alguma área em particular. Através deste procedimento, iremos então remover acumulações indesejadas de gordura ou acentuar o contorno de uma determinada área (mama/peitorais, nádegas).
Com efeito, algumas áreas do corpo acumulam gordura indesejada e que é difícil de perder, mesmo com uma dieta saudável e exercício físico.
Todas as zonas corporais podem ser tratadas com uma lipo, por exemplo: região submentoniana (“papada” do pescoço), tronco (mama), abdómen, flancos/cintura, nádegas, braços, pernas e tornozelos.
Contudo, a aspiração de gordura não serve como tratamento para a perda de peso. Alguém com excesso de peso deve ser encaminhado para uma consulta de Nutrição e, eventualmente, para um cirurgião bariátrico.
Assim, o candidato ideal é aquele que:
A aspiração de gordura através de cânulas é uma intervenção cirúrgica que visa proporcionar uma melhoria da sua aparência física mas também um reforço da sua autoestima.
Contudo, a nova imagem que vai adquirir não irá modificar, por si só, todas as outras áreas da sua vida (profissional, familiar, social), pelo que importa ter essa consciência.
Desta forma, o equilíbrio emocional é indispensável para ser submetida a uma intervenção cirúrgica, especialmente se esta for de natureza estética.
Há que ter em mente que a cirurgia não representa uma solução para perda de peso e que os resultados podem variar de acordo com o indivíduo. Discutir com um cirurgião plástico qualificado ajudará a estabelecer expectativas alinhadas com aquilo que é possível alcançar.
A lipoaspiração abdominal é um procedimento comum para remover depósitos de gordura persistentes ao redor do abdómen. Em casos onde há excesso de pele, pode ser necessária uma abdominoplastia para remover o excesso de pele e restaurar a firmeza abdominal.
Os flancos e as costas são áreas propensas à acumulação de gordura. Em casos de flacidez cutânea significativa, a lipoescultura pode ser combinada com uma cirurgia de contorno corporal para remover o excesso de pele e criar uma aparência mais tonificada.
Muitas pessoas enfrentam problemas com a acumulação de gordura nos braços, especialmente na área conhecida como "músculo do adeus". Em casos de flacidez cutânea, a lipoaspiração dos braços deve ser combinada com uma braquioplastia para remover o excesso de pele e proporcionar braços mais tonificados e definidos.
As coxas são uma área do corpo onde a gordura teima em acumular-se, muitas vezes causando atrito e desconforto ao caminhar. Com a aspiração de gordura nessa área, é possível reduzir o volume das coxas, proporcionando uma silhueta mais harmoniosa e aliviando também o desconforto causado pelo atrito.
A lipoescultura no tórax é um procedimento que visa remover depósitos de gordura indesejados na região do peito. Ao reduzir o volume de gordura na área do peito, esta cirurgia pode proporcionar resultados naturais e duradouros, permitindo que os pacientes se sintam mais confortáveis e confiantes com o seu corpo.
A gordura submental, conhecida como papada, pode causar desconforto a muitas pessoas. Os casos de excesso de pele no pescoço terão de ser tratados com um facelift para remover a pele e definir o contorno do queixo e do pescoço.
Esta cirurgia consiste na remoção por aspiração de gorduras localizadas e indesejadas e a sua transferência para outras regiões, de forma a melhorar ou a acentuar o contorno do corpo (lipomodelação).
Realiza-se sob anestesia geral (quando se tratam áreas grandes, como abdómen ou membros). Já quando se tratam áreas pequenas, como a região sub-mentoniana (“queixo”) a intervenção cirúrgica pode ser realizada sob sedação. Deste modo, o doente poderá ter alta no próprio dia da intervenção, desde que acompanhado por alguém que lhe dê apoio.
A aspiração de gordura pode ser realizada com recurso a várias técnicas, uma das quais associada a vibração (VibroLipo), que permite uma melhor separação das células adiposas (de gordura) e, assim, uma aspiração mais rápida e mais homogénea.
Como qualquer cirurgia, uma lipo não pode ser realizada sem cicatrizes.
Por conseguinte, a cirurgia realiza-se com cânulas muito finas (2 a 5 mm), introduzidas através de orifícios na pele também muito pequenos (menos de 1 cm) e em locais que podem ser escondidos pela roupa.
O seu Cirurgião Plástico saberá aconselhá-la sobre a melhor forma de tratar as suas cicatrizes.
Habitualmente, o doente tem alta um dia após a cirurgia e pode recuperar no conforto da sua casa. Só nos casos em que forem tratadas áreas muito grandes, é que poderá ser necessário mais do que um dia de internamento.
Recomendamos a utilização de vestuário compressivo durante um período de 1 a 2 meses, para evitar o edema (“inchaço”) e as equimoses (“nódoas negras”).
Aconselhamos também a realização de drenagem linfática manual para acelerar a recuperação. Esta irá melhorar o conforto e diminuir o edema e a fibrose associados à cirurgia. A drenagem linfática deverá começar 3 a 4 dias após a intervenção.
Todos os doentes fazem prevenção para o risco de trombose com medidas peri-operatórias e com medicação após a alta da clínica.
É ainda recomendado que os doentes se movimentem precocemente, em vez de ficaram deitados e que, gradualmente, retomem as suas atividades de vida diária, para poderem iniciar a prática de exercício físico passadas 4 semanas.
O retorno à rotina diária depende das características do doente, do tipo de atividade e da extensão da lipo / lipoescultura.
Todos são aconselhados a deambular precocemente, o mais tardar no dia seguinte ao da cirurgia.
Por conseguinte, a maioria dos doentes regressa ao seu trabalho entre 5 a 7 dias após a intervenção. No entanto, recomenda-se um período de 4 a 6 semanas até retomar o exercício físico mais intenso.
Desta forma, é importante que se levante precocemente e se movimente, para ajudar na diminuição do edema e para minorar o risco de trombose.
Na sua consulta inicial, o Dr. Ricardo Carvalho irá ouvi-la atentamente, para compreender o que espera alcançar com a cirurgia: os seus objetivos, preferências, dúvidas e receios para que possa tomar uma decisão informada. Irá também fazer uma avaliação rigorosa.
É um cirurgião plástico com uma formação sólida e vasta experiência, que consegue alcançar excelentes resultados, como o comprovam os seus diversos casos clínicos (antes e depois).
Formado pela Universidade de Coimbra, especializou-se em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (cédula profissional n.º 44167, da Ordem dos Médicos).
O Dr. Ricardo utiliza o bloco operatório da clínica SANFIL, em Coimbra, que está equipada com tecnologia de última geração, com salas de cirurgia, de recobro e de internamento, oferecendo um espaço com todas as condições de segurança e de bem-estar durante a realização da sua cirurgia.
Com efeito, a aspiração de gordura não representa um procedimento para perder peso.
De facto, o resultado esperado com este procedimento é a modificação do contorno ou volume de determinada área corporal, após se transferir a gordura previamente aspirada. Por exemplo: o aumento do volume da mama ou das nádegas, após a transferência de gordura que tinha sido previamente aspirada do abdómen.
O resultado final não é imediato. O resultado deverá surgir progressivamente.
Após a cirurgia, a pele terá de se adaptar ao novo formato do seu corpo. Por esta razão, quanto maior a quantidade de gordura aspirada, mais tempo demorará até que se obtenha o resultado final desejado.
Observações
O efeitos adversos mais frequentes são transitórios (passageiros) e desaparecem espontaneamente. Os mais frequentes são equimose (nódoa negra) e edema (“inchaço”).
Normalmente, as equimoses desaparecem entre 2 a 3 semanas e o edema, entre 8 a 10 semanas.
Outro efeito indesejado são pequenas irregularidades na pele, que estão associadas a má qualidade da pele (pele pouco elástica, por exemplo), ao consumo de tabaco, à exposição solar exagerada ou à remoção exagerada de gordura.
Com efeito, poderá sentir-se tonto na primeira vez que se levantar da cama após uma lipo e, por isso, deve fazê-lo de forma gradual e com ajuda.
Nas primeiras semanas, é também habitual sentir-se mais pesado e inchado do que antes da cirurgia, mas esta sensação é passageira.
Por conseguinte, as cicatrizes são inevitáveis (como em qualquer cirurgia), mas além de serem de pequenas dimensões e de ficarem em locais fáceis de esconder com a roupa, as cicatrizes ficam menos evidentes com o passar do tempo.
O seu Cirurgião Plástico saberá aconselhá-la sobre a melhor forma de tratar as suas cicatrizes.
Como qualquer cirurgia, a lipo/lipomodelação não está isenta de riscos.
O primeiro passo é consultar um Cirurgião Plástico, que esteja inscrito na Ordem dos Médicos (www.ordemdosmedicos.pt) e na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (www.spcpre.org.pt).
Além disso, deverá escolher uma clínica com ambiente adequado para a realização da consulta e da cirurgia.
É também importante escolher o momento adequado para a realização da cirurgia, quer a nível social, pessoal ou profissional.
Assim, deve conversar abertamente com o seu médico, colocar todas as dúvidas, esclarecer quais os seus objetivos e expectativas. Deve ouvir também quais os resultados possíveis, os cuidados pós-operatórios necessários e as possíveis complicações.
No que se refere a uma lipo/lipomodelação, depende de cada caso. Deste modo, para lhe darmos um preço de referência que seja o mais rigoroso possível, relate o seu caso ao Dr. Ricardo Carvalho através do nosso Formulário de Contacto.