A mastopexia é realizada com o objetivo de devolver um aspeto mais firme e rejuvenescido às mamas, corrigindo a flacidez ou excesso de pele.
Durante o procedimento cirúrgico, o tecido mamário é remodelado e o mamilo reposicionado. Além de um aspeto mais rejuvenescido, poderá notar que a silhueta fica mais harmoniosa, favorecendo a aparência em roupas e fatos de banho. Em alguns casos, pode também aumentar o volume ao mesmo tempo que se faz o lifting da mama.
Para saber mais sobre mastopexia, sem ou com próteses mamárias, contacte-nos para agendar uma consulta de avaliação em Coimbra (Centro de Cirurgia Plástica e Estética) ou Lisboa (MYFACE clinic).
Temos também disponível a consulta online / teleconsulta, uma opção vantajosa para quem reside noutras cidades de Portugal (Porto, Aveiro, Leiria, etc) e que é ainda muito solicitada por pacientes que residem noutros países.
Que mulher tem indicação para realizar uma Mastopexia?
Qualquer mulher cuja mama esteja flácida (“vazia”) e ptótica (“caída”) é candidata a realizar uma cirurgia de levantamento de mama.
Em alguns casos, a mama está tão “vazia” que precisará de fazer um aumento de volume em simultâneo.
Assim, o aumento de volume poderá ser feito com próteses mamárias ou com gordura do próprio corpo, que se pode ser removida do abdómen, das coxas ou das nádegas.
A mastopexia, ou lifting mamário, é uma intervenção cirúrgica que visa proporcionar uma melhoria da sua aparência física e também um reforço da sua autoestima.
Todavia, a nova imagem que irá adquirir não irá modificar, por si só, todas as outras áreas da sua vida (profissional, familiar, social), pelo que é fundamental ter essa consciência.
O equilíbrio emocional é indispensável para ser submetida a uma intervenção cirúrgica, especialmente se esta for de natureza estética.
Além disso, ver fotos de antes e depois de outros pacientes pode ajudar a estabelecer uma expectativa mais precisa do que pode ser alcançado.
É recomendada para mulheres que:
É indicada para mulheres que desejam corrigir a flacidez e ptose mamária, e ao mesmo tempo, aumentar o volume das mamas. É uma opção adequada para quem busca seios mais firmes, levantados e com um decote mais preenchido. Este procedimento é recomendado para mulheres que:
Para quem está insatisfeita com a posição das suas mamas, esta cirurgia pode trazer várias vantagens:
As etapas no bloco operatório para uma mastopexia sem e com próteses geralmente incluem:
Recuperação rápida R24R
O Dr. Ricardo Carvalho foi o primeiro Cirurgião Plástico português a realizar o curso "Real 24H Recovery" com o Dr. Thiago Cavalcanti no Brasil. Esta formação avançada, permite-lhe aplicar, com toda a segurança, as técnicas mais inovadoras para uma rápida recuperação pós-operatória em cirurgias de aumento e redução mamária, incluindo o método Grip Plane, Mastogrip e Dual Plane.
Estas abordagens focam-se na redução do tempo de recuperação, proporcionando maior conforto e segurança às pacientes, permitindo que retomem as suas atividades diárias em apenas 24 horas após a cirurgia.
Esta especialização distingue o Dr. Ricardo Carvalho, em Portugal, na aplicação destas técnicas, oferecendo às suas pacientes uma recuperação mais célere, com resultados estéticos de alta qualidade e maior estabilidade das próteses mamárias.
Deste modo, sempre que as condições o permitam, a mulher tem alta no dia seguinte à cirurgia e pode recuperar no conforto da sua casa.
A drenagem linfática após uma mastopexia é um procedimento que pode trazer diversos benefícios para a recuperação pós-operatória. Entre as vantagens estão:
É uma técnica que complementa o tratamento cirúrgico, visando uma recuperação mais rápida e eficaz.
No entanto, é importante que seja realizada por um profissional qualificado e seguindo as orientações do cirurgião plástico.
Quando as próteses mamárias são colocados de forma subglandular, eles ficam abaixo do tecido mamário, mas acima dos músculos peitorais. É importante que mulheres que optam por esta colocação tenham tecido mamário suficiente para cobrir as próteses. Esta opção proporciona um tempo de cirurgia e recuperação mais curtos, além de permitir acomodar bem tamanhos de copa maiores. O médico realizará uma avaliação física antes da cirurgia para determinar se esta é a melhor abordagem para o seu caso individual.
Com a colocação submuscular, as próteses ficam posicionadas por baixo do tecido mamário e dos músculos peitorais. Para mulheres com pouco tecido mamário para cobertura, esta técnica pode resultar numa aparência mais natural e autêntica. A colocação submuscular também pode ajudar a prevenir complicações e imperfeições posteriores, como o efeito 'duplo mamilo', contratura capsular ou ondulações, mas exige um período de recuperação ligeiramente mais longo. O Dr. Kahng irá ajudá-la a determinar a melhor localização para as suas próteses durante a sua consulta privada.
Envolve uma incisão ao redor da aréola, geralmente indicada para casos que requerem uma correção menor
Inclui uma incisão em forma de “V” ou “Lollipop” que se estende da aréola até a dobra inferior da mama, adequada para flacidez de pele leve a moderada.
Envolve uma incisão ao redor da aréola, verticalmente até a dobra da mama e, em seguida, horizontalmente ao longo da dobra mamária. É indicada para casos de ptose mais acentuada.
Na sua consulta inicial, o Dr. Ricardo Carvalho irá ouvi-la atentamente, para compreender o que espera alcançar com esta cirurgia: os seus objetivos, preferências, dúvidas e receios para que possa tomar uma decisão informada sobre a sua cirurgia. Irá também fazer uma avaliação rigorosa.
É um cirurgião plástico com uma formação sólida e vasta experiência, que consegue alcançar excelentes resultados, como o comprovam os seus diversos casos clínicos (antes e depois).
Formado pela Universidade de Coimbra, especializou-se em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (cédula profissional n.º 44167, da Ordem dos Médicos).
O Dr. Ricardo utiliza o bloco operatório da clínica SANFIL, em Coimbra, que está equipada com tecnologia de última geração, com salas de cirurgia, de recobro e de internamento, oferecendo um espaço com todas as condições de segurança e de bem-estar durante a realização da sua cirurgia.
Uma mulher deve considerar fazer uma mastopexia quando apresenta características como:
Essas condições podem ser resultado de fatores como envelhecimento, genética, mudanças de peso, gravidez, amamentação ou menopausa. A cirurgia é indicada para mulheres que buscam melhorar a harmonia e a firmeza das mamas, podendo ser realizada com ou sem a colocação de próteses mamárias.
Observações
Esta cirurgia tem como objetivo “levantar” a mama, para uma posição anatomicamente adequada e, eventualmente, aumentar o tamanho da mama, para que seja proporcional ao corpo da mulher e esta se sinta confortável com a sua imagem.
Como qualquer cirurgia, o lifting mamário não está isento de riscos.
Por conseguinte, o primeiro passo é consultar um Cirurgião Plástico, que esteja inscrito na Ordem dos Médicos (www.ordemdosmedicos.pt) e na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (www.spcpre.org.pt).
Além disso, é importante escolher uma clínica com ambiente adequado para a realização da consulta e da cirurgia e escolher o momento adequado para a realização da cirurgia (a nível social, pessoal ou profissional).
Deve conversar abertamente com o seu médico, colocar todas as dúvidas, esclarecer quais os seus objetivos e expectativas e ouvir quais os resultados possíveis, os cuidados pós-operatórios necessários e as possíveis complicações.
O preço de uma mastopexia depende de cada caso e também se se trata de uma mastopexia com ou sem próteses.
Deste modo, para lhe darmos um preço de referência que seja o mais aproximado possível ao seu caso, relate o seu problema ao Dr. Ricardo Carvalho através do nosso Formulário de Contacto.
Sim, verdade. No entanto, existem algumas formas de ajudar a que isso não aconteça dessa forma. Uma dessas formas é utilizar próteses que sejam mais leves (apesar de manterem o seu volume ou tamanho maior). Essas próteses podem ser 30% mais leves do que outras próteses mais comuns e dessa forma, fazem menos peso no tecido mamário.
Este tipo de procedimento não se resume a uma ida ao bloco operatório.
Essa é uma parte indispensável, mas não é a única, de um processo que começa com a consulta pré-operatória e continua no pós-operatório com os cuidados de reabilitação.
Durante a consulta, antes da cirurgia, são esclarecidas todas as dúvidas e explicados os resultados possíveis, os riscos e as complicações que podem acontecer. É também decidido qual o tipo de próteses (no caso de uma mastopexia de aumento) e a técnica cirúrgica mais adequada e é explicada como será a recuperação e os cuidados pós-operatórios recomendados.