A papada ou duplo queixo costuma aparecer após os 35 ou 40 anos, quando a pele começa a ficar flácida, devido ao envelhecimento, mas pode aparecer em qualquer idade, devido a um emagrecimento marcado ou por causa genética.
O tratamento da papada é uma intervenção que tem como objetivo melhorar a aparência física e também reforçar a autoestima.
Contudo, a sua nova imagem não irá modificar, por si só, todas as outras áreas da sua vida (profissional, familiar, social), pelo que é fundamental ter essa consciência.
De facto, o equilíbrio emocional é indispensável para ser submetida a uma intervenção cirúrgica ou tratamento, especialmente se esta for de natureza estética.
Com efeito, existem várias formas de tratar a papada ou duplo queixo. A escolha do tratamento deve ser feita após um cuidadoso exame, numa consulta, com o seu médico. Alguns tratamentos podem ser realizados no consultório, como por exemplo, a radiofrequência.
Recentemente, foi lançado, em Portugal, um novo produto que permite tratar a papada, recorrendo a uma injeção que dissolve a gordura. Os resultados são visíveis logo após o primeiro tratamento.
A forma tradicional de tratar a papada é a lipoaspiração. Esta técnica é a mais eficaz quando estamos na presença de uma grande acumulação de gordura.
Recuperação:
Quando o tratamento é feito com lipoaspiração, habitualmente, o doente tem alta no mesmo dia e pode recuperar no conforto da sua casa. Com as outras modalidades de tratamento, que são realizadas no consultório, o doente regressa a casa imediatamente após o tratamento.
Aconselhamos a aplicação de gelo local durante 48 horas, para diminuir o inchaço, a utilização de uma banda compressiva, durante o período de 1 mês e também uma dieta sem alimentos muito duros que obriguem a um grande esforço para mastigar, durante 1 ou 2 dias.
Sempre que possível, e especialmente após a lipoaspiração, recomendamos a realização de drenagem linfática manual para acelerar a recuperação, melhorar o conforto e diminuir o edema associado à cirurgia.
Retoma da atividade / rotina após a cirurgia
A recuperação é muito rápida, com qualquer uma das modalidades de tratamento.
Na generalidade, após o tratamento com as injeções que dissolvem a gordura, o regresso ao trabalho e à rotina do dia a dia é imediato.
Por conseguinte, após uma lipoaspiração do duplo queixo, a maioria das pessoas está apta para qualquer atividade ao fim de 2 ou 3 dias. Aconselha-se um intervalo mais longo (1 mês) antes de recomeçar com o exercício físico mais intenso.
O seu Cirurgião Plástico saberá aconselhá-la sobre a forma mais adequada de reintegrar a sua rotina.
Na sua consulta inicial, o Dr. Ricardo Carvalho irá ouvi-la atentamente, para compreender o que espera alcançar com a cirurgia: os seus objetivos, preferências, dúvidas e receios para que possa tomar uma decisão informada sobre a sua cirurgia. Irá também fazer uma avaliação rigorosa.
É um cirurgião plástico com uma formação sólida e vasta experiência, que consegue alcançar excelentes resultados, como o comprovam os seus diversos
É um cirurgião plástico com uma formação sólida e vasta experiência, que consegue alcançar excelentes resultados, como o comprovam os seus diversos casos clínicos (antes e depois).
Formado pela Universidade de Coimbra, especializou-se em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (cédula profissional n.º 44167, da Ordem dos Médicos).
O Dr. Ricardo utiliza o bloco operatório da clínica SANFIL, em Coimbra, que está equipada com tecnologia de última geração, com salas de cirurgia, de recobro e de internamento, oferecendo um espaço com todas as condições de segurança e de bem-estar durante a realização da sua cirurgia.
O tratamento da papada tem como objetivo eliminar a gordura indesejada e inestética que está acumulada na parte debaixo do queixo, criando um ângulo entre o queixo e o pescoço que seja bem definido, melhorando a aparência de todo o pescoço e melhorando também a autoestima de quem se submete ao tratamento.
Observações
Na verdade, os efeitos adversos mais frequentes do tratamento da papada ou duplo queixo com as injeções ou com a lipoaspiração são transitórios (passageiros) e desaparecem espontaneamente. Os mais frequentes são equimose (nódoa negra) e edema (“inchaço”). É frequente desaparecerem entre 2 a 3 semanas.
Um efeito indesejado da lipoaspiração é a cicatriz. A maioria das pessoas que desejam remover a papada ou duplo queixo prefere a existência de uma cicatriz, do que viver com uma papada inestética.
De facto, a cicatriz para tratar a papada fica escondida por baixo do queixo e dificilmente é visível pelas outras pessoas. Além disso, as cicatrizes ficam menos percetíveis com o tempo. O seu Cirurgião Plástico saberá aconselhá-la sobre a melhor forma de tratar as suas cicatrizes.
Como qualquer tratamento ou cirurgia, o tratamento da papada ou duplo queixo não está isento de riscos.
Assim, o primeiro passo é consultar um Cirurgião Plástico, que esteja inscrito na Ordem dos Médicos e na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.
Além disso, é importante escolher uma clínica com ambiente adequado para a realização da consulta e da cirurgia. Deve também escolher o momento adequado para a realização do procedimento.
Deve ainda conversar abertamente com o seu médico, colocar todas as dúvidas, esclarecer quais os seus objetivos e expectativas e ouvir quais os resultados possíveis, os cuidados pós-operatórios necessários e eventuais complicações.
No que se refere ao tratamento à papada, depende de cada caso. Deste modo, para lhe darmos um preço de referência que seja o mais aproximado possível do seu caso, relate o seu problema ao Dr. Ricardo Carvalho através do nosso Formulário de Contacto.