Mastopexia sem próteses RC280064
Descrição do caso antes e depois
Mastopexia sem próteses
É muito frequente que após a gravidez, a mama fique mais caída e comum aspeto vazio.
O excesso de pele é muitas vezes a causa deste aspeto e a única solução é a Mastopexia. A Mastopexia é uma cirurgia que permite remover o excesso de pele da mama, melhorando o seu aspeto, colocando a mama numa posição mais alta no tórax, melhorando a proporção entre a aréola e o tamanho da mama e de certa forma, melhora a autoestima da mulher.
Esta cirurgia é realizada sob anestesia geral.
A paciente regressa a casa no dia seguinte à cirurgia e a recuperação costuma ser pouco dolorosa e rápida. Nos casos em que existe tecido mamário suficiente, não são necessárias próteses mamárias, como neste caso.
Parece até que a mama ficou um pouco maior; mas isso é apenas uma aparência, porque foi apenas removida a pele em excesso e foi tratada a glândula mamária de forma que ela fique fixa no tórax numa posição mais alta (e dessa forma ela deverá cair menos ao longo dos anos) e de forma a que a própria glândula sirva para aumentar o tamanho da mama (aquilo que se chama uma "auto-prótese").
Existem várias técnicas, com diferentes tipos de cicatrizes. Neste caso, foi realizada uma cicatriz em "T invertido", ou seja, uma cicatriz à volta da aréola, uma cicatriz vertical e uma horizontal.
Com as três cicatrizes, é possível controlar melhor a quantidade de pele a remover e dar um formato arredondado à mama, sem necessidade de cicatrizes que se prolongam para o tórax (fora da mama). Das três cicatrizes, a mais visível é a cicatriz vertical, mas curiosamente, é aquela que costuma cicatrizar da forma mais impercetível. A cicatriz horizontal fica posicionada de forma a não ser visível diretamente e a cicatriz à volta da aréola, confunde-se com os limites da própria aréola.
Para que o resultado das cicatrizes seja o melhor possível, as pacientes são acompanhadas em intervalos regulares, conforme a necessidade de cada paciente.
O aspeto final irá sempre depender da técnica cirúrgica, da qualidade da pele e dos cuidados pós-operatórios.
Nota: As imagens apresentadas nesta página são exemplos reais de tratamentos realizados pelo Dr. Ricardo Carvalho, publicadas com o consentimento prévio, livre e informado dos utentes envolvidos, respeitando as normas de proteção de dados pessoais e o direito à imagem.
É importante notar que os resultados podem variar de pessoa para pessoa, dependendo das condições individuais e da avaliação clínica realizada. Estas imagens não constituem garantias de resultados semelhantes em outros casos.
A decisão de realizar qualquer tratamento deve ser tomada após consulta e avaliação médica personalizada, assegurando que o procedimento é adequado às suas necessidades e condições específicas.