Mastopexia sem próteses
É muito frequente que após a gravidez, a mama fique vazia e caída. E também é natural que isso aconteça, de forma espontânea, com o passar dos anos. Mas nem sempre é assim. Por vezes, isso acontece em mulheres muito jovens e que nunca foram mães, como é o caso desta senhora, que apresentava a mama muito caída, vazia e sem projeção; com muito excesso de pele.
O aspeto da sua mama não condizia com o seu corpo, nem com o seu espírito jovem. Estas alterações têm, frequentemente, um grande impacto negativo na autoestima das mulheres.
A mastopexia é a cirurgia que permite levantar a mama, melhorar o seu contorno e dar-lhe um aspeto mais jovem.
Quando o volume da mama é adequado e satisfaz as pacientes, não é necessário utilizar implantes mamários; é possível levantar a mama (removendo a pele em excesso) e dar-lhe maior projeção (utilizando a própria glândula mamária).
Na maioria dos casos de mastopexia, uma das dificuldades é aumentar a projeção da mama, sem usar próteses mamárias.
Esta técnica, desenvolvida pelo Dr. Ricardo Carvalho, permite que a mama possa ter uma projeção adequada sem recurso a implantes mamários.
Esta cirurgia foi realizada sob anestesia geral e bloqueios nervosos seletivos, o que permitiu à paciente mover os braços de forma natural, poucas horas após a cirurgia. Além disso, como acordou sem dores, conseguiu recuperar de forma mais rápida e voltar à sua rotina do dia a dia de forma mais rápida e com melhor qualidade de vida.
A decisão de avançar para uma cirurgia é muita vezes demorada, pelo receio que a mulher tem de se submeter a um procedimento que julga ser doloroso, com uma recuperação difícil e demorada e pelo medo das cicatrizes.
A consulta pré-operatória é fundamental para esclarecer todas as dúvidas, para explicar como é a cirurgia e o período de recuperação.
Após a mastopexia, é recomendada a utilização de um sutiã pós-cirúrgico durante um mês e a realização de drenagem linfática manual. O aspeto das cicatrizes, que muito preocupa as pacientes, tende a melhorar com o tempo e com os cuidados pós-operatórios (repouso, aplicação de creme cicatrizante e a massagem moderadora).
As imagens mostram o resultado cinco meses após a cirurgia.