Project Description

PAPADA

O QUE É A PAPADA?
A papada, ou duplo queixo, é a acumulação de gordura indesejada, por baixo do queixo, entre o queixo e o pescoço.

QUAIS AS CAUSAS DA PAPADA?
A papada costuma aparecer após os 35 ou 40 anos, quando a pele começa a ficar flácida, devido ao envelhecimento, mas pode aparecer em qualquer idade, devido a um emagrecimento marcado ou por causa genética.

QUEM TEM INDICAÇÃO PARA TRATAR A PAPADA?
Qualquer pessoa que tenha uma acumulação indesejada de gordura por baixo do queixo, pode ser candidato a um tratamento para a papada.

COMO É QUE SE TRATA A PAPADA?
Existem várias formas de tratar a papada. A escolha do tratamento deve ser feita após um cuidadoso exame médico, numa consulta, com o seu médico. Alguns tratamentos podem ser realizados no consultório, como por exemplo, a radiofrequência. Recentemente, foi lançado, em Portugal, um novo produto que permite tratar a papada, recorrendo a uma injecção que dissolve a gordura. Os resultados são visíveis logo após o primeiro tratamento.
A forma tradicional de tratar a papada é a lipoaspiração. Esta técnica é a mais eficaz quando estamos na presença de uma grande acumulação de gordura.

QUAIS OS EFEITOS ADVERSOS DO TRATAMENTO DA PAPADA?
Os efeitos adversos mais frequentes do tratamento da papada com as injecções ou com a lipoaspiração são transitórios (passageiros) e desaparecem espontaneamente. Os mais frequentes são equimose (nódoa negra) e edema (“inchaço”). É frequente desaparecerem entre 2 a 3 semanas.

Um efeito indesejado da lipoaspiração é a cicatriz. A maioria das pessoas que desejam remover a papada prefere a existência de uma cicatriz, do que viver com uma papada inestética. A cicatriz para tratar a papada fica escondida por baixo do queixo e dificilmente é visível pelas outras pessoas. Além disso, as cicatrizes ficam menos visíveis com o tempo. O seu Cirurgião Plástico saberá aconselhá-la sobre a melhor forma de tratar as suas cicatrizes.

QUAL O RESULTADO APÓS O TRATAMENTO DA PAPADA?
O tratamento da papada tem como objectivo eliminar a gordura indesejada e inestética que está acumulada na parte debaixo do queixo, criando um ângulo entre o queixo e o pescoço que seja bem definido, melhorando a aparência de todo o pescoço e melhorando a auto-estima de quem se submete ao tratamento.

QUAIS OS CUIDADOS APÓS O TRATAMENTO DA PAPADA?
Quando o tratamento é feito com lipoaspiração, habitualmente, o doente tem alta no mesmo dia e pode recuperar no conforto da sua casa. Com as outras modalidades de tratamento, que são realizadas no consultório, o doente regressa a casa imediatamente após o tratamento.

É aconselhada a aplicação de gelo local durante 48 horas, para diminuir o inchaço, a utilização de uma banda compressiva, durante o período de 1 mês e também uma dieta sem alimentos muito duros que obriguem a um grande esforço para mastigar, durante 1 ou 2 dias.

Sempre que possível e especialmente após a lipoaspiração, está recomendada a realização de drenagem linfática manual par acelerar a recuperação, melhorar o conforto e diminuir o edema associado à cirurgia.

QUANDO É QUE SE PODE RETOMAR A ACTIVIDADE / ROTINA DIÁRIA APÓS O TRATAMENTO DA PAPADA?
A recuperação é muito rápida, com qualquer das modalidades de tratamento.
Na generalidade, após o tratamento com as injeções que dissolvem a gordura, o regresso ao trabalho e à rotina do dia a dia é imediato.
Após uma lipoaspiração do duplo queixo, a maioria das pessoas está apta para qualquer actividade ao fim de 2 ou 3 dias. Está aconselhado um intervalo mais longo (1 mês) antes de recomeçar com o exercício físico mais intenso.
O seu Cirurgião Plástico saberá aconselhá-la sobre a forma mais adequada de reintegrar na sua rotina.

VOU FICAR MELHOR APÓS TRATAR A PAPADA?
O tratamento da papada é uma intervenção que tem como objectivo melhorar a aparência física e também reforçar a auto-estima. A sua nova imagem não irá modificar, por si só, todas as outras áreas da sua vida (profissional, familiar, social), pelo que é fundamental ter essa consciência.
O equilíbrio emocional é indispensável para ser submetida a uma intervenção cirúrgica ou tratamento, especialmente se esta for de natureza estética.

O TRATAMENTO DA PAPADA É SEGURO?
Como qualquer tratamento ou cirurgia, o tratamento da papada não é isento de riscos.
O primeiro passo é consultar um Cirurgião Plástico, que esteja inscrito na Ordem dos Médicos e na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética.

Além disso, é importante escolher uma clínica com ambiente adequado para a realização da consulta e da cirurgia e escolher o momento adequado para a realização da cirurgia

Deve conversar abertamente com o seu médico, colocar todas as dúvidas, esclarecer quais os seus objectivos e expectativas e ouvir quais os resultados possíveis, os cuidados pós-operatórios necessários e a possíveis complicações.