Project Description

Lipoaspiração

LIPOASPIRAÇÃO / LIPOMODELAÇÃO

O QUE É A LIPOASPIRAÇÃO / LIPOMODELAÇÃO?

A lipoaspiração/ lipomodelação é um procedimento cirúrgico utilizado para modelar e modificar o contorno corporal.

 

QUEM TEM INDICAÇÃO PARA UMA LIPOASPIRAÇÃO?

Todas as mulheres ou homens que desejem melhorar o contorno geral do corpo ou de alguma área em particular, removendo acumulações indesejadas de gordura ou acentuando o contorno de uma determinada área (mama/peitorais, nádegas). Algumas áreas do corpo acumulam gordura indesejada e que é difícil de perder, mesmo com uma dieta saudável e exercício físico.

Todas as zonas corporais podem ser tratadas com lipoaspiração, por exemplo: região submentoniana (“papada” do pescoço), tronco (mama), abdómen, flancos/cintura, nádegas, braços, pernas e tornozelos.

A lipoaspiração / lipomodelação não serve como tratamento para perder peso. Alguém com excesso de peso deve ser encaminhado para uma consulta de Nutrição e, eventualmente, para um cirurgião bariátrico.

O candidato ideal é aquele que apresenta estabilidade ponderal (peso corporal estável), há pelo menos 6 meses, que tenha pele de boa qualidade (elástica e sem estrias), que esteja motivado para a cirurgia e disposto a cumprir com os cuidados pós-operatórios (vestuário compressivo, massagem de drenagem linfática, LPG).

 

COMO É REALIZADA UMA LIPOASPIRAÇÃO?

A lipoaspiração / lipomodelação que se realiza sob anestesia geral (quando se tratam áreas grandes, como abdómen ou membros), consiste na remoção por aspiração de gorduras localizadas e indesejadas (lipoaspiração) e a sua transferência para outras regiões, de formar a melhorar ou a acentuar o contorno do corpo (lipomodelação).

Quando se tratam áreas pequenas, como a região sub-mentoniana (“queixo”) a lipoaspiração pode ser realizada sob sedação e o doente poderá ter alta no próprio dia da intervenção, desde que acompanhado por alguém que lhe dê apoio.

A lipoaspiração pode ser realizada com recurso a várias técnicas, uma das quais associada a vibração (VibroLipo) que permite uma melhor separação das células adiposas (de gordura) e uma aspiração mais rápida e mais homogénea.

 

A LIPOASPIRAÇÃO PODE SER REALIZADA SEM CICATRIZES?

Como qualquer cirurgia, a lipoaspiração/lipomodelação não pode ser realizada sem cicatrizes.

A cirurgia é realizada com cânulas muito finas (2 a 5 mm), introduzidas através de orifícios na pele também muito pequenos (menos de 1 cm) e em locais que podem ser escondidos pela roupa.

O seu Cirurgião Plástico saberá aconselhá-la sobre a melhor forma de tratar as suas cicatrizes.

 

QUAIS OS EFEITOS ADVERSOS DE UMA LIPOASPIRAÇÃO?

O efeitos adversos mais frequentes são transitórios (passageiros) e desaparecem espontaneamente. Os mais frequentes são equimose (nódoa negra) e edema (“inchaço”). Normalmente, as equimoses  desaparecem entre 2 a 3 semanas e o edema, entre 8 a 10 semanas.

Outro efeito indesejado são pequenas irregularidades na pele, que estão associadas a má qualidade da pele (pele pouco elástica), ao consumo de tabaco, à exposição solar exagerada ou à remoção exagerada de gordura.

É habitual sentir-se tonto na primeira vez que se levantar da cama após a lipoaspiração e por isso deve fazê-lo de forma gradual e com ajuda.

Nas primeiras semanas, é também habitual sentir-se mais pesado e inchado do que antes da lipoaspiração, mas esta sensação é passageira.

As cicatrizes são inevitáveis (como em qualquer cirurgia), mas além de serem de pequenas dimensões e de ficarem em locais fáceis de esconder com a roupa, as cicatrizes ficam menos evidentes com o passar do tempo.

O seu Cirurgião Plástico saberá aconselhá-la sobre a melhor forma de tratar as suas cicatrizes.

 

QUAL O RESULTADO DE UMA LIPOASPIRAÇÃO /LIPOMODELAÇÃO?

A lipoaspiração /lipomodelação não é um procedimento para perder peso.

O resultado esperado de uma lipomodelação é a modificação do contorno ou volume de determinada área corporal, após se transferir a gordura previamente aspirada (por exemplo: o aumento do volume da mama ou das nádegas, após transferir gordura que tinha sido previamente aspirada do abdómen).

O resultado final não é imediato. É de esperar que o resultado vá surgindo progressivamente.

Após a lipoaspiração, a pele terá de se adaptar ao novo formato do seu corpo. Por esta razão, quanto maior quantidade de gordura for aspirada, mais tempo demorará até que se obtenha o resultado final desejado.

 

QUAIS OS CUIDADOS APÓS UMA LIPOASPIRAÇÃO?

Habitualmente, o doente tem alta um dia após a cirurgia e pode recuperar no conforto da sua casa. Só nos casos em que forem tratadas áreas muito grandes, é que poderá ser necessário mais do que um dia de internamento.

É aconselhada a utilização de vestuário compressivo durante um período de 1 a 2 meses, para evitar o edema (“inchaço”) e as equimoses (“nódoas negras”).

É também aconselhada a realização de drenagem linfática manual para acelerar a recuperação, melhorar o conforto e diminuir o edema e a fibrose associados à lipoaspiração. A drenagem linfática deverá começar 3 a 4 dias após a lipoaspiração.

Todos os doentes fazem prevenção para o risco de trombose com medidas peri-operatórias e com medicação após a alta da clínica. É também recomendado que os doentes se movimentem precocemente, em vez de ficaram deitados e que, gradualmente, retomem as suas atividades de vida diária, para poderem iniciar a prática de exercício físico passadas 4 semanas.

 

QUANDO É QUE SE PODE RETOMAR A ATIVIDADE/ ROTINA DIÁRIA APÓS A LIPOASPIRAÇÃO?

O retorno à rotina diária depende das características do doente, do tipo de atividade e da extensão da lipoaspiração. Todos são aconselhados a deambular precocemente, o mais tardar no dia seguinte à lipoaspiração. A maioria dos doentes regressa ao seu trabalho entre 5 a 7 dias após a intervenção, embora se recomende um período de 4 a 6 semanas até retomar o exercício físico mais intenso.

É importante que se levante precocemente e se movimente, para ajudar na diminuição do edema e para minorar o risco de trombose.

 

VOU FICAR MELHOR APÓS REALIZAR UMA LIPOASPIRAÇÃO?

A lipoaspiração é uma intervenção cirúrgica que visa proporcionar uma melhoria da sua aparência física e também um reforço da sua autoestima. A nova imagem que irá adquirir não irá modificar, por si só, todas as outras áreas da sua vida (profissional, familiar, social), pelo que é fundamental ter essa consciência.

O equilíbrio emocional é indispensável para ser submetida a uma intervenção cirúrgica, especialmente se esta for de natureza estética.

 

A LIPOASPIRAÇÃO É SEGURA?

Como qualquer cirurgia, a lipoaspiração não está isenta de riscos.

O primeiro passo é consultar um Cirurgião Plástico, que esteja inscrito na Ordem dos Médicos (www.ordemdosmedicos.pt) e na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (www.spcpre.org.pt).

Além disso, deverá escolher uma clínica com ambiente adequado para a realização da consulta e da cirurgia.

É importante escolher o momento adequado para a realização da cirurgia, quer a nível social, pessoal ou profissional.

Deve conversar abertamente com o seu médico, colocar todas as dúvidas, esclarecer quais os seus objetivos e expectativas e ouvir quais os resultados possíveis, os cuidados pós-operatórios necessários e as possíveis complicações.