É o crescimento anormal de tecido mamário nos homens, resultando em mamas visivelmente maiores.
Este problema pode ocorrer numa ou em ambas as mamas e resulta frequentemente de desequilíbrios hormonais, sendo que os níveis de estrogénio (hormona feminina) são mais elevados que o androgénio (hormona masculina).
Podem ser muito diferentes as causas, como por exemplo:
O principal sintoma da ginecomastia é o aumento do tecido mamário. Outros sintomas podem incluir:
O diagnóstico é geralmente feito através de exame médico, mas pode incluir:
O tratamento depende da causa subjacente e da gravidade dos sintomas. Algumas abordagens incluem:
Na sua consulta inicial, o Dr. Ricardo Carvalho irá ouvi-lo atentamente para compreender o que espera alcançar com a cirurgia de redução mamária: os seus objetivos, preferências, dúvidas e receios para que possa tomar uma decisão informada sobre a sua cirurgia. Irá também fazer uma avaliação rigorosa.
É um cirurgião plástico com uma formação sólida e vasta experiência, que consegue alcançar excelentes resultados, como o comprovam os seus diversos casos clínicos (antes e depois).
Formado pela Universidade de Coimbra, especializou-se em Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (cédula profissional n.º 44167, da Ordem dos Médicos).
O Dr. Ricardo utiliza o bloco operatório da clínica SANFIL, em Coimbra, que está equipada com tecnologia de última geração, com salas de cirurgia, de recobro e de internamento, oferecendo um espaço com todas as condições de segurança e de bem-estar durante a realização da sua cirurgia.
Observações
Por si só, a ginecomastia não é geralmente perigosa; contudo pode ser um sinal de um problema de saúde subjacente que necessita de tratamento.
Em alguns casos, especialmente durante a puberdade, a ginecomastia resolve-se sem tratamento.
Ajustes de medicação e tratamento hormonal podem ser eficazes. A adoção de um estilo de vida saudável, com exercício regular e uma dieta equilibrada, também pode ajudar.
A ginecomastia pode afetar homens de todas as idades, mas é mais comum durante a puberdade e em homens mais velhos devido a mudanças hormonais naturais.
Embora o exercício não possa resolver a ginecomastia, atividades que fortalecem e tonificam o peito podem ajudar a melhorar a aparência da área.
No que se refere a uma Ginecomastia, depende de cada caso.
Deste modo, para lhe darmos um preço de referência que seja o mais aproximado possível do seu caso, relate o seu problema ao Dr. Ricardo Carvalho através do nosso Formulário de Contacto.