Project Description

FACE LIFTING / RITIDECTOMIA

O QUE É O FACE LIFTING / RITIDECTOMIA?

O face lifting é uma intervenção cirúrgica que tem por objetivo tratar os sinais de envelhecimento da face, nomeadamente as rugas e a flacidez.

 

QUEM TEM INDICAÇÃO PARA UM FACE LIFTING / RITIDECTOMIA?

Qualquer pessoa com flacidez cutânea, rugas ou depressões/ sulcos poderá ser candidato para um face lifting. Não existe uma idade ideal para realizar um face lifting; existem candidatos ideais (cuja idade pode variar).

O candidato ideal será aquele com flacidez cutânea moderada (que já não tem indicação para outros tratamentos não invasivos), com rugas, sulcos ou depressões em toda a face, com acumulação de gordura na “papada” ou na parte inferior da face (“bochechas”), não fumador e que seja capaz de manter uma rotina diária de cuidado de pele (para poder prolongar o efeito da sua cirurgia).

 

COMO É REALIZADO UM FACE LIFTING / RITIDECTOMIA?

Existem várias técnicas cirúrgicas para realizar um face lifting. A escolha depende do tipo de resultado que se pretende, das características do doente e da experiência do cirurgião.

O face lifting é realizado sob anestesia geral e o internamento pode ser de 24 a 48 horas.

A incisão (corte com bisturi) começa na região temporal, em frente do cabelo, passa pela parte mais inferior da orelha e continua atrás desta. Depois de removida a pele em excesso, puxa-se a pele restante para cima e para trás de forma a dar o melhor contorno possível e a aparência mais jovem à face.

 

O FACE LIFTING / RITIDECTOMIA PODE SER REALIZADO SEM CICATRIZES?

Como qualquer cirurgia, o face lifting não pode ser realizado sem cicatrizes.

Apesar disso, as técnicas mais recentes permitem esconder a cicatriz, de forma que esta não seja visível facilmente. Além disso, as cicatrizes ficam menos evidentes com o passar do tempo.

O seu Cirurgião Plástico saberá aconselhá-la sobre a melhor forma de tratar as suas cicatrizes.

 

QUAIS OS EFEITOS ADVERSOS DE UM FACE LIFTING / RITIDECTOMIA?

O efeitos adversos mais frequentes são transitórios (passageiros) e desaparecem espontaneamente. Os mais frequentes são equimose (nódoa negra) e edema (“inchaço”). Normalmente, as equimoses desaparecem entre 2 a 3 semanas e o edema melhora progressivamente nas primeiras 4 semanas.

Por vezes pode haver uma sensação de dormência (que melhora progressivamente entre  2 a 4 semanas) ou pequenas irregularidades na pele, que irão atenuar-se com o tempo.

 

QUAL O RESULTADO DE UM FACE LIFTING / RITIDECTOMIA?

O resultado do face lifting é a redução da flacidez e das rugas da face, a melhoria e a suavização dos contornos da face e melhoria da sua autoestima, conferindo-lhe um aspeto mais jovem e relaxado.

O resultado final só será visível de 4 a 6 semanas após a cirurgia, quando a face estiver completamente desinchada, sem nódoas negras e a pele já tiver adquirido a sua tonicidade habitual.

Para obter o resultado desejado é fundamental cumprir com as recomendações pós-operatórias.

Poderão ser necessários pequenos retoques (preenchimento com ácido hialurónico ou gordura) ou correções de cicatrizes, principalmente, se tiver sido feito um lifting em pele muito flácida.

 

QUAIS OS CUIDADOS APÓS UM FACE LIFTING / RITIDECTOMIA?

Habitualmente, o doente tem alta entre um a dois dias após a cirurgia e pode recuperar no conforto da sua casa. Só nos casos em que o doente se queixa de indisposição ou tonturas é que poderão ser necessários mais dias de internamento.

É aconselhada a utilização de uma faixa facial compressiva durante um período de 1 a 2 meses, para evitar o edema (“inchaço”) e as equimoses (“nódoas negras”). A sua utilização deve ser contínua nas primeiras 2 semanas e depois descontínua (usar em casa e à noite).

É também aconselhada a realização de drenagem linfática manual para acelerar a recuperação, melhorar o conforto e diminuir o edema e a fibrose associados à cirurgia.

 

QUANDO É QUE SE PODE RETOMAR A ATIVIDADE/ ROTINA DIÁRIA APÓS O FACE LIFTING / RITIDECTOMIA?

O regresso à sua vida familiar, em casa, é feito após 24 ou 48 horas.

Ao fim de 7 dias poderá colocar a sua maquilhagem e cremes habituais.

Geralmente, o retorno à atividade profissional é feito cerca de 15 a 20 dias após a cirurgia. Em alguns casos poderá demorar um pouco mais, pela extensão do edema (inchaço) e das equimoses (nódoas negras).

 

VOU FICAR MELHOR APÓS REALIZAR UM FACE LIFTING/ RITIDECTOMIA?

O face lifting / ritidectomia é uma intervenção cirúrgica que visa proporcionar uma melhoria da sua aparência física e também um reforço da sua autoestima. A nova imagem que irá adquirir não irá modificar, por si só, todas as outras áreas da sua vida (profissional, familiar, social), pelo que é fundamental ter essa consciência.

O equilíbrio emocional é indispensável para ser submetida a uma intervenção cirúrgica, especialmente se esta for de natureza estética.

 

O FACE LIFTING / RITIDECTOMIA É SEGURO?

Como qualquer cirurgia, o face lifting não está isento de riscos.

O primeiro passo é consultar um Cirurgião Plástico, que esteja inscrito na Ordem dos Médicos (www.ordemdosmedicos.pt) e na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (www.spcpre.org.pt).

Além disso, é importante escolher uma clínica com ambiente adequado para a realização da consulta e da cirurgia e escolher o momento adequado para a realização da cirurgia ( a nível social, pessoal ou profissional).

Deve conversar abertamente com o seu médico, colocar todas as dúvidas, esclarecer quais os seus objetivos e expectativas e ouvir quais os resultados possíveis, os cuidados pós-operatórios necessários e as possíveis complicações.