MAMOPLASTIA DE AUMENTO
A mamoplastia de aumento é uma cirurgia que permite tratar algumas alterações da mama. No caso desta senhora, a mama involuiu após a gravidez, ou seja, uma parte da mama atrofiou e diminui de volume, deixando de estar em proporção com o resto do seu corpo. Estas alterações têm um impacto negativo na saúde mental de algumas mulheres e a saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Esta senhora foi submetida a uma mamoplastia de aumento, com próteses de silicone para tratar a hipotrofia (diminuição do volume das células) e a hipoplasia (diminuição do número de células). Estas alterações ocorrem frequentemente em simultâneo.
Foram usadas próteses redondas, de projeção alta, nanotexturadas, com 355cc. O tamanho das próteses foi decidido durante a consulta pré-operatória, após diversas medições da mama da senhora e conforme as expectativas da senhora. As próteses foram colocadas através do sulco da mama. Podemos observar que a cicatriz fica escondida e só pode ser observada quando a mama é levantada.
Foi usada uma técnica subfascial, o que significa que a prótese foi colocada à frente do músculo, mas de uma forma que permite diminuir o efeito arredondado na parte superior da mama. A doente foi operada com anestesia geral e regressou a casa no dia seguinte à cirurgia. As imagens no bloco operatório mostram o aspeto imediato desta cirurgia. O resultado vai-se alterando ao longo do tempo.
No início as alterações são mais evidentes, como, por exemplo, o inchaço (edema) é mais notório nas primeiras semanas e após um mês já é muito menor. A partir do primeiro mês, as alterações são mais graduais, mas são constantes, pelo que nunca há um resultado final. As imagens mostram o resultado três meses após a cirurgia. O decote mantém um aspeto muito natural, não sendo percetível que a senhora foi operada; a doente não voltou a precisar de usar sutiãs com almofadas de enchimento.